O Shuai Jiao é o estilo estruturado de combate mais antigo da China, e provavelmente do mundo, e o ancestral de técnicas como o Judô e o Jiu Jitsu japoneses. Com mais de quatro mil anos, alguns estudiosos calculam cinco mil, é um sistema de luta livre, ou wrestling, integrado ao kung fu, que se define pela utilização de técnicas de quedas, projeções, agarramentos e imobilizações e torções (Chin Na), podendo também utilizar socos e chutes, a depender das particularidades e tradições regionais.
As regras de competição só foram fixadas no final do século XIX e o termo Shuai Jiao foi cunhado apenas em 1928, para dar unidade aos vários estilos. É um sistema identificado com o Norte da China e que empresta suas técnicas para diversos estilos de kung fu e notadamente para o Sanshou (Boxe Chinês) e o Sanda (Sanshou de competição).
Shuai significa derrubar, arremessar ao chão, ou varrer, e Jiao, chifre. O sentido da expressão pode ser resumido como “Arremesso com chifres” ou “Chifres que derrubam”. O propósito dos movimentos é derrubar o oponente da forma mais rápida possível.
Por isso a ênfase é nas técnicas de queda, que, embora sejam mais eficientes, são mais difíceis. O foco técnico da luta está na estabilidade. O oponente tem que tentar desequilibrar o adversário tirando o seu centro de gravidade com o trabalho de pernas (chutes e dinâmica de distância e deslocamento) e as técnicas de mão (agarramentos, puxões, empurrões, golpes de punho etc.). Assim, o lutador tem que associar seu eixo a este trabalho de coordenação – o mesmo princípio utilizado nos vários estilos de kung fu: a sincronia e harmonização entre os movimentos dos pés, pernas, tronco, braços e mãos.
Regulamento Oficial - CBKW:
Sistema de Graduação - CBKW:
Nenhum comentário:
Postar um comentário