sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Eventos Oficiais - 2016

Acessem o link:
http://www.cbkw.org.br/novo/wp-content/uploads/2016/01/CBKW-Calend%C3%A1rio-2016.pdf

Wushu Taolu Moderno


A República Popular da China, após 1949, iniciou estudos para criação de um esporte que fosse típico da China, com vista a ser incluído na Olimpíada, divulgando assim os valores culturais do País. A escolha recaiu sobre o Kung Fu, mundialmente conhecido. Porém, tendo começado os trabalhos de catalogação dos estilos existentes, verificou-se que o trabalho seria mais árduo do que parecia a princípio, dado o exorbitante número de estilos existentes. Optou-se, então, por fazer uma seleção de técnicas para formar um novo estilo, próprio para competições. Assim nasceu o Wushu Moderno conhecido também como Wushu Olímpico. 

As competições de Wushu Moderno são divididas em Taolu (Formas), Duilian (Luta Combinada) e Sanda (Luta Livre). Nas rotinas estão compreendidos os movimentos básicos (posições, chutes, socos, saltos, rolamentos e movimentos acrobáticos) baseados no estilo agregado da arte marcial chinesa tradicional. 

Regulamento Oficial - CBKW:

Sistema de Graduação - CBKW:


Tai Chi Chuan



O Tai Chi Chuan estilo Chen destaca-se por suas posturas baixas e pelo aspecto marcial mais exteriorizado em comparação aos outros estilos familiares.

Utiliza com frequência a prática de "fajing" (发劲, 發勁, fājìng), a "exteriorização da energia". Combina movimentos lentos e curtos com disparos de energia, por vezes as formas são realizadas em grande velocidade. Enfatiza as práticas de Chi Kung conhecidas como "Desenrolar o fio de seda" (Chan Si Jing).

Inclui formas que empregam armas como o bastão, o sabre ("dao"), a espada ("jian"), a lança o ("qiang") e a alabarda ("guan dao"). O Estilo Chen tradicional é composto pelas seguintes formas-series de posturas interligadas: Lao Jia Yi Lu, Lao Jia Er Lu criada por Chen Chang Xing. Xiao Jia Yi Lu, Xiao Jia Er Lu criada por Chen Youbeng. Xin Jia Yi Lu, Xinjia Er Lu criada por Chen Fake.

Referência Principal: 

Regulamento Oficial - CBKW:



Shuai Jiao




O Shuai Jiao é o estilo estruturado de combate mais antigo da China, e provavelmente do mundo, e o ancestral de técnicas como o Judô e o Jiu Jitsu japoneses. Com mais de quatro mil anos, alguns estudiosos calculam cinco mil, é um sistema de luta livre, ou wrestling, integrado ao kung fu, que se define pela utilização de técnicas de quedas, projeções, agarramentos e imobilizações e torções (Chin Na), podendo também utilizar socos e chutes, a depender das particularidades e tradições regionais.

As regras de competição só foram fixadas no final do século XIX e o termo Shuai Jiao foi cunhado apenas em 1928, para dar unidade aos vários estilos. É um sistema identificado com o Norte da China e que empresta suas técnicas para diversos estilos de kung fu e notadamente para o Sanshou (Boxe Chinês) e o Sanda (Sanshou de competição).
Shuai significa derrubar, arremessar ao chão, ou varrer, e Jiao, chifre. O sentido da expressão pode ser resumido como “Arremesso com chifres” ou “Chifres que derrubam”. O propósito dos movimentos é derrubar o oponente da forma mais rápida possível.

Por isso a ênfase é nas técnicas de queda, que, embora sejam mais eficientes, são mais difíceis. O foco técnico da luta está na estabilidade. O oponente tem que tentar desequilibrar o adversário tirando o seu centro de gravidade com o trabalho de pernas (chutes e dinâmica de distância e deslocamento) e as técnicas de mão (agarramentos, puxões, empurrões, golpes de punho etc.). Assim, o lutador tem que associar seu eixo a este trabalho de coordenação – o mesmo princípio utilizado nos vários estilos de kung fu: a sincronia e harmonização entre os movimentos dos pés, pernas, tronco, braços e mãos.

Regulamento Oficial - CBKW:

Sistema de Graduação - CBKW:

Sanda - Boxe Chinês



No Brasil o Sandá é também conhecido como boxe chinês. Na China antiga eram feitos torneios e combates sobre uma plataforma elevada do chão, sem cordas, onde não haviam regras, chamadas de "Lei Tai".
No lei tai haviam três maneiras de se ganhar: jogando o adversário fora da plataforma, nocauteando-o ou ele desistindo (o que era pouco provável). Mas com a chegada da sociedade moderna, a maneira de encarar um combate fez com que houvesse necessárias mudanças para que o sandá continuasse como parte integral do wushu. Foi então que se estabeleceu como um moderno esporte de contato, criando-se regras que garantiam a integridade física do lutador e o uso de equipamentos de proteção, como, protetor bucal, protetor torácico, protetor genital (homens), ataduras e luvas de boxe.
No sandá utiliza-se chutes, socos e projeções (quedas) e todas as sua variações. O lutador pode vencer por nocaute ou por pontos, computados durante a luta por árbitros. A luta tem a duração de 2 rounds de 2 minutos com intervalo de 1 minuto, sendo prorrogado para mais um round se necessário. Em suas regras, está a proibição de golpes nos genitais e articulações entre outras.
Regulamento Oficial - CBKW: